RELAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DE LETRAS DE MÚSICAS
Palavras-chave:
Educação e Jovens e Adultos, Relações de Gênero, Tratamento da informação, Violência contra a mulherResumo
Este artigo apresenta um relato de experiência envolvendo o eixo tratamento da informação, utilizando como tema gerador o enfrentamento à violência contra a mulher. Para esta experiência, letras de músicas brasileiras, de épocas distintas, que evidenciam os diversos tipos de violência que a mulher ainda sofre foram empregadas como texto base para as discussões. Para revisar conteúdos de cálculo de porcentagem e desenvolver a habilidade de análise gráficos, foram consultados gráficos com a mesma temática, relacionados ao conteúdo de cada letra de música trabalhada, com proposição de questões relacionadas a cada gráfico. Tal atividade foi realizada com alunos do último ciclo do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos, em uma escola da rede municipal da cidade de Castanhal, PA. Mostramos ser possível à Matemática cumprir seu papel social fomentando discussões relevantes no âmbito de outras áreas do conhecimento e, a partir de questionamentos direcionados que propiciam a reflexão, gerar mudanças de posturas, ideias e concepções dos alunos.
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