A RELAÇÃO ENTRE O DISCURSO DEDUTIVO E ARGUMENTATIVO NA CONSTRUÇÃO DE PROVAS EMPÍRICAS E TEÓRICAS POR UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Ensino de Geometria. Provas Empíricas e Teóricas. Discurso Dedutivo. Discurso Argumentativo.Resumo
No presente artigo, apresentamos resultados de uma investigação realizada com um grupo de professores que ensinam matemática, acerca da mobilização de elementos significativos do discurso dedutivo e argumentativo, posto em evidência nas produções de Raymond Duval e Marie-Agnès Egret. O cenário para análise dos discursos utilizados pelos professores se configura na construção de propostas de atividades, por parte destes professores, em duas categorias, as quais denominamos provas empíricas e provas teóricas. Percebemos, apesar de haver várias propostas apresentadas com equívocos, do ponto de vista matemático, haver em suas resoluções uma clara intenção de uso do discurso dedutivo nas provas teóricas e uma aproximação com o uso do discurso argumentativo nas propostas de provas empíricas apresentadas pelos professores. Essas constatações permitiram trazer uma reflexão sobre o papel desses dois modelos de discurso no processo de ensino, especialmente no que tange à geometria e à produção de provas em sala da aula.
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