OBJETO DE APRENDIZAGEM E AÇÕES DISCENTES

Autores

  • Fabio Roberto Vicentin Colégio Estadual Benjamin Constant. SEED/PR.
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina, Paraná.
  • Sergio de Melllo Arruda Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina, Paraná.

Palavras-chave:

Lousa digital, Objeto de aprendizagem, Interatividade e interação, Ação discente, Ensino e aprendizagem de Matemática.

Resumo

Neste artigo trazemos os resultados da análise de duas aulas de Matemática do Ensino Fundamental II, em que foram realizadas duas atividades do objeto de aprendizagem “Associe Frações” exploradas, por alunos e professor, por meio da utilização da lousa digital como um recurso para o ensino e para a aprendizagem de matemática. O objetivo geral da pesquisa foi caracterizar a ação discente em situações reais da sala de aula. Pautados nos procedimentos da Análise de Conteúdo, como concebido por Moraes (1999), encontramos 49 unidades interpretativas que expressam ações discentes consideradas como decorrentes, exclusivamente, do tipo de aula planejada pelo professor (fundamentado em atividade com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas aulas de Matemática). Por fim, explicitamos que este processo analítico também evidenciou indícios de interatividade (com a lousa digital, o objeto de aprendizagem, o ultrabook, o celular e o quadro negro) e de interação (com outros estudantes, professor e integrante da equipe pedagógica).

Biografia do Autor

Fabio Roberto Vicentin, Colégio Estadual Benjamin Constant. SEED/PR.

Fabio Roberto Vicentin é doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina/UEL, Docente do Ensino Básico da Secretaria de Estado da Educação do Paraná/SEED-PR, Londrina, PR.

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina, Paraná.

Marinez Meneghello Passos é Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente Sênior da Universidade Estadual de Londrina, Londrina/PR.

Sergio de Melllo Arruda, Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina, Paraná.

Sergio de Mello Arruda é Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente Sênior da Universidade Estadual de Londrina/PR.

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Publicado

2020-06-12

Como Citar

Vicentin, F. R., Passos, M. M., & Arruda, S. de M. (2020). OBJETO DE APRENDIZAGEM E AÇÕES DISCENTES. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 10(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5541