EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA COMO PRÁTICA DE ENSINO EM AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Palavras-chave:
Investigação. Bioindicadores. Toxicidade.Resumo
O ensino apresenta uma diversidade de metodologias para serem aplicadas em sala de aula, visando a melhoria do processo de aprendizagem, e sabe-se que, especialmente em cursos técnicos, é importante se buscar associar os conteúdos teóricos estudados com situações do cotidiano e explorá-los de modo prático. Em vista disso, o presente trabalho teve como objetivo investigar como a experimentação no ensino de Biologia pode contribuir para o aprendizado dos alunos do ensino médio. Para isso, foram verificados, a partir de questionários, os conhecimentos prévios dos alunos sobre os conteúdos, e realizados experimentos com organismos-teste (minhocas e células de raiz de cebola), que foram expostos os agrotóxicos em práticas laboratoriais. Sendo o resultado obtido por meio de comparações entre o rendimento das turmas. Com isso, observou-se que houve uma melhora no rendimento dos estudantes e grande contribuição ao ensino, já que as aulas práticas melhoraram significativamente o aprendizado, o que foi demonstrado do ponto de vista quantitativo. Além disso, as atividades propostas também serviram para melhorar o conhecimento dos discentes quanto a temáticas ambientais de suma relevância.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.