EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: EMERGÊNCIAS INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM UMA COMUNIDADE APRENDENTE

Autores

Palavras-chave:

Experiência Estética, Pesquisa, Educação Química, Formação de Professores.

Resumo

Neste texto, apresentamos repercussões teóricas e práticas à formação de professores de Química a partir da proposição de experiências estéticas no componente curricular de Projeto de Conclusão de Curso - Monografia I do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Brasil. Tal componente curricular tem por objetivo a elaboração de um projeto de pesquisa na área da Educação Química. Com a aposta de desenvolvimento de atitudes estéticas nas estudantes articuladas ao Educar pela Pesquisa, planejamos que, na construção de suas investigações em Educação Química, as estudantes estivessem abertas às potenciais experiências estéticas que desencadeariam o fenômeno ou objeto a ser investigado. Com esta experiência, percebemos que há um jogo de elaboração de pesquisa que transita entre um estar entre o hermenêutico e o epistemológico. Ao epistemológico, apresentam-se teorias e conceitos a priori como definidores da investigação; ao hermenêutico, a experiência estética exige que teorias e conceitos sejam emergentes no caminhar da pesquisa. Neste caminhar, abre-se a uma investigação com desdobramentos estéticos e históricos sobre a Química e sobre ser professor de Química. As experiências estéticas e descrição de vivências desenvolvidas durante os estudos de Monografia potencializaram a proposição de um fenômeno de pesquisa em Educação Química a cada uma das estudantes, ampliando horizontes de compreensão sobre  suas inquietações de professoras/pesquisadoras, vinculando-os ontologicamente a problemas epistemológicos da comunidade de Educação Química.

Biografia do Autor

Robson Simplicio de Sousa, Professor Adjunto do Departamento de Sociais e Humanas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Setor Palotina

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professor Adjunto do Departamento de Sociais e Humanas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Setor Palotina.

Maria do Carmo Galiazzi, Professora Titular aposentada da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Titular aposentada da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Downloads

Publicado

2019-12-06

Como Citar

Sousa, R. S. de, & Galiazzi, M. do C. (2019). EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: EMERGÊNCIAS INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM UMA COMUNIDADE APRENDENTE. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5424