EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA COMO PRÁTICA DE ENSINO EM AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Autores/as

Palabras clave:

Investigação. Bioindicadores. Toxicidade.

Resumen

O ensino apresenta uma diversidade de metodologias para serem aplicadas em sala de aula, visando a melhoria do processo de aprendizagem, e sabe-se que, especialmente em cursos técnicos, é importante se buscar associar os conteúdos teóricos estudados com situações do cotidiano e explorá-los de modo prático. Em vista disso, o presente trabalho teve como objetivo investigar como a experimentação no ensino de Biologia pode contribuir para o aprendizado dos alunos do ensino médio. Para isso, foram verificados, a partir de questionários, os conhecimentos prévios dos alunos sobre os conteúdos, e realizados experimentos com organismos-teste (minhocas e células de raiz de cebola), que foram expostos os agrotóxicos em práticas laboratoriais. Sendo o resultado obtido por meio de comparações entre o rendimento das turmas. Com isso, observou-se que houve uma melhora no rendimento dos estudantes e grande contribuição ao ensino, já que as aulas práticas melhoraram significativamente o aprendizado, o que foi demonstrado do ponto de vista quantitativo. Além disso, as atividades propostas também serviram para melhorar o conhecimento dos discentes quanto a temáticas ambientais de suma relevância.

Biografía del autor/a

Elenice Monte Alvarenga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí campus Cocal

Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas (2009) e Mestra em Biologia Celular e Estrutural (2011) pela Universidade Estadual de Campinas. Doutora em Biotecnologia (2017) pela Universidade Federal do Piauí, também possui formação acadêmica em Gerenciamento de Recursos Ambientais (2013). É docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), onde leciona nos cursos técnicos e de graduação em Licenciatura em Química e Matemática, além do Tecnólogo em Agroecologia. Também leciona e orienta nos cursos de pós-graduação em Ensino de Ciências e Agroecologia. Possui experiência de pesquisa nas áreas de Biologia Celular e Farmacologia, além de temáticas ambientais e pedagógicas.

Publicado

2022-03-27

Cómo citar

Silva, A. C. A., Ferreira, L. de A., Sousa, P. S. de A., & Alvarenga, E. M. (2022). EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA COMO PRÁTICA DE ENSINO EM AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(1). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6187