EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA: LIMITES E POSSIBILIDADES
Palavras-chave:
Educação Financeira no Ensino Médio, Empreendedorismo Individual, Oficina de Educação Financeira, Base Nacional Comum Curricular (BNCC).Resumo
Nesta pesquisa, teve-se como objetivo compreender uma forma de implementar a educação financeira, juntamente com o empreendedorismo, no ensino médio, verificando sua contribuição na formação financeira individual do estudante. Para isso, propõe-se o desenvolvimento de uma oficina de educação financeira, que visa aprimorar as capacidades relacionadas a esta atividade e que esteja alinhada aos indicadores apontados na Base Nacional Comum Curricular. Discutiu-se o que alguns pesquisadores pensam sobre as contribuições que a educação financeira e o empreendedorismo individual podem trazer aos estudantes para definir a melhor forma de trabalhar com esse assunto na escola. Assim, apresenta-se uma proposta de oficina de educação financeira, com seus conteúdos e metodologias, desenvolvida em uma escola pública, destinada a alunos do ensino médio, compararando a prática realizada com a teoria estudada e justificando as escolhas feitas para as atividades que foram desenvolvidas. Foram discutidos os conceitos de receita, lucro, custo, função receita, montante, capital, juros, empréstimo, capital de giro, inflação, rentabilidade da poupança e investimento. Os resultados obtidos apontaram para melhor compreensão e aplicação de conceitos financeiros pelos estudantes, que se demonstraram reflexivos durante as práticas realizadas, a partir da transposição de conhecimentos específicos do empreendedorismo para o seu cotidiano. Com isso, concluiu-se que a educação financeira e o empreendedorismo individual contribuem para a formação integral do estudante, desenvolvendo como capacidade a inovação, a criatividade e a resolução de problemas cotidianos, sendo possível viabilizar aos estudantes a compreensão financeira pessoal a partir do empreendedorismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.