INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA E PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Insubordinação Criativa, Revisão Sistemática da Literatura, Pensamento Computacional.

Resumo

Este artigo consiste em uma das etapas de uma dissertação de mestrado ainda em desenvolvimento. O objetivo deste artigo é apresentar nossas reflexões provenientes da mineração de trabalhos e pesquisas acadêmicas sobre Pensamento Computacional e Insubordinação Criativa bem como refletir sobre leituras teóricas desses temas com vistas às contribuições e perspectivas de professores do Ensino Básico sobre esses conceitos. A metodologia de pesquisa utilizada foi a Revisão Sistemática da Literatura. Os resultados apontam para diferentes abordagens de pesquisas relacionadas a Insubordinação Criativa e o Pensamento Computacional sob o viés do ofício docente. Mesmo que haja um aumento do debate sobre Pensamento Computacional pudemos constatar que não há trabalhos que envolvem pesquisas a partir da perspectiva dos professores e os estudos analisados tensionam sobre as dificuldades de apropriação desse conceito e uma necessidade da formação continuada. Sobre a Insubordinação Criativa nossa mineração revelou uma presença de elementos pertinentes ao exercício de uma docência reflexiva, com destaque para a autonomia de professores, relacionada à criatividade e processo emancipatório de tomada de decisões.

Biografia do Autor

Jéssica Córdova De Pariz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEMAT)

Licenciada em Matemática (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEMAT) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Rodrigo Sychocki da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEMAT)Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Matemática (2007), mestre em Ensino de Matemática (2012) e doutor em Informática na Educação (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor (Magistério Superior (MS)) com Dedicação Exclusiva (DE) no DMPA (Departamento de Matemática Pura e Aplicada) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da UFRGS. É professor/orientador (permanente) credenciado ao Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEMAT - UFRGS). Membro da diretoria da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática) regional Rio Grande do Sul na gestão 2018 - 2021 (conselheiro editorial da Revista Educação Matemática em Revista - RS) e segundo secretário na gestão 2021 - 2024. Foi professor efetivo (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT)) com Dedicação Exclusiva (DE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul de agosto (2011) até julho (2016) com atuação em cursos de nível básico e superior. As áreas de interesse e pesquisa são: tecnologias digitais no ensino e aprendizagem da matemática, contribuições das teorias cognitivas para a aprendizagem da matemática, modelagem matemática com uso da tecnologia informática, tecnologias digitais na formação docente.

Downloads

Publicado

2023-05-19

Como Citar

Córdova De Pariz, J., & Sychocki da Silva, R. (2023). INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA E PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 13(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7588