A TRÍADE TECNOLOGIA - AMBIENTE - SOCIEDADE NO FILME AVATAR: DIÁLOGOS E CONTRIBUIÇÕES COM E PARA O CAMPO EDUCACIONAL

Autores

Palavras-chave:

Ficção científica. Filme Avatar. Tríade Tecnologia - Ambiente natural - Sociedade. Educação científica e tecnológica.

Resumo

Os filmes de ficção científica têm cativado a atenção e a curiosidade dos espectadores ao redor do mundo, aliando fantasia e imaginação, ciência e tecnologia, presente e futuro e real e possível. Um dos recursos utilizados pelo gênero cinematográfico envolve questões que instigam e desafiam o conhecimento humano, como a possibilidade de viver em um mundo cada vez mais tecnológico e sem sua fonte de vida, o ambiente natural. O investimento em filmes que discutem a questão ambiental aliada à viabilidade de alcançar novos planetas aumentou gradativamente nos últimos anos. Uma dessas produções é o filme Avatar, lançado em 2009 e produzido com o que havia de melhor em tecnologia cinematográfica; o público que o assistiu proporcionou a maior bilheteria da história do cinema. Assim, o objetivo deste artigo é identificar articulações entre a tríade tecnologia - ambiente natural - sociedade no filme Avatar, a fim de situar contribuições para o campo educacional. O artigo possui abordagem teórica e busca descrever, de maneira sucinta, o enredo da ficção e associá-lo com o objetivo da pesquisa. Como resultado, apresentam-se caminhos que possibilitem discussões educacionais, através da elaboração de questionamentos que explicitem diálogos entre ficção e educação científica e tecnológica, na qual a tríade se insere.

Biografia do Autor

Michel Mendes, Universidade Federal de Goiás (UFG)

É Professor Adjunto do Departamento de Educação em Ciências (DEC) do Instituto de Ciências Biológicas IV (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui Doutorado (2019) e Mestrado (2016) em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), vinculado à linha de pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia. Especialização - MBA em Gestão do Ensino Superior (2019) pela UCS. Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela UCS (2014). Membro da Comissão de Atividades de Extensão e Cultura ? CAEX, do Instituto de Ciências Biológicas e Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás. Áreas de interesse, estudo e atuação: Educação Ambiental; Condição Humana; Antropoceno; Epistemologias Ecológicas; Ensino de Ciências; Formação de professores; Base Nacional Comum Curricular; Avaliação do Ensino Superior, Avaliação de cursos de Graduação

Francisco Catelli, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Possui graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Educação - Universite Laval (1995). Atualmente é professor titular da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teorias da Instrução - interdisciplinaridade, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, divulgação científica, experimentos com material alternativo, laboratório de física e óptica. Faz parte do corpo permanente do Mestrado em Educação da Universidade de Caxias do Sul desde sua criação, em Dezembro de 2007. Foi coordenador do PPG ECiMa - UCS Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul, de março de 2013 a julho de 2017. Pertence ao corpo de avaliadores do SINAES - MEC, desde 2007. É revisor dos periódicos "Caderno Brasileiro de Ensino de Física", "Revista Brasileira de Ensino de Física", "Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos", RELEA - Revista Latinoamericana de Educação em Astronomia, IENCI - Investigações em Ensino de Ciências, RPF - Revista do Professor de Física, e Scientia cum industria.

Downloads

Publicado

2022-03-27

Como Citar

Mendes, M., & Catelli, F. (2022). A TRÍADE TECNOLOGIA - AMBIENTE - SOCIEDADE NO FILME AVATAR: DIÁLOGOS E CONTRIBUIÇÕES COM E PARA O CAMPO EDUCACIONAL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6003