REFLEXÕES ACERCA DAS POTENCIALIDADES DIDÁTICAS DA LITERATURA DE CORDEL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Enadieliton dos Santos, Ivanderson Pereira da Silva, Wagner José dos Santos

Resumo


Esse ensaio problematizou os limites e as potencialidades didáticas da literatura de cordel para o ensino de ciências. Teve por objetivos explorar as potencialidades dos formatos de mídia impressa para o ensino de ciências; e apontar as origens, as características, a classificação, bem como as potencialidades didáticas da literatura de cordel. A partir de uma revisão sistemática da literatura evidenciou que: o cordel pode ser explorado em aulas de ciências para disparar debates e problematizar suas relações com a sociedade a tecnologia e o meio ambiente; desafiar os alunos a serem autores de seus próprios cordéis sobre temas científicos; favorecer a transposição do sistema panóptico do controle curricular e abrir caminhos para a inter/transdisciplinaridade; favorecer experiências metacognitivas que possibilitem aos sujeitos aprofundarem e resignificarem os conceitos que construíram acerca da ciência e de como é produzida, bem como questionar suas concepções espontâneas acerca de conceitos e fenômenos naturais. 


Palavras-chave


Ensino de ciências. Material impresso. Literatura de cordel

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-2380

 

Indexadores:

Latindex,  Diadorim, Google AcadêmicoSumarios.OrgCapes .periodicos.

 

Anti-plágio