REFLEXÕES ACERCA DAS POTENCIALIDADES DIDÁTICAS DA LITERATURA DE CORDEL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Ensino de ciências. Material impresso. Literatura de cordelResumo
Esse ensaio problematizou os limites e as potencialidades didáticas da literatura de cordel para o ensino de ciências. Teve por objetivos explorar as potencialidades dos formatos de mídia impressa para o ensino de ciências; e apontar as origens, as características, a classificação, bem como as potencialidades didáticas da literatura de cordel. A partir de uma revisão sistemática da literatura evidenciou que: o cordel pode ser explorado em aulas de ciências para disparar debates e problematizar suas relações com a sociedade a tecnologia e o meio ambiente; desafiar os alunos a serem autores de seus próprios cordéis sobre temas científicos; favorecer a transposição do sistema panóptico do controle curricular e abrir caminhos para a inter/transdisciplinaridade; favorecer experiências metacognitivas que possibilitem aos sujeitos aprofundarem e resignificarem os conceitos que construíram acerca da ciência e de como é produzida, bem como questionar suas concepções espontâneas acerca de conceitos e fenômenos naturais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.