REFLEXÕES ACERCA DAS POTENCIALIDADES DIDÁTICAS DA LITERATURA DE CORDEL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Enadieliton dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Ivanderson Pereira da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Wagner José dos Santos Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Ensino de ciências. Material impresso. Literatura de cordel

Resumo

Esse ensaio problematizou os limites e as potencialidades didáticas da literatura de cordel para o ensino de ciências. Teve por objetivos explorar as potencialidades dos formatos de mídia impressa para o ensino de ciências; e apontar as origens, as características, a classificação, bem como as potencialidades didáticas da literatura de cordel. A partir de uma revisão sistemática da literatura evidenciou que: o cordel pode ser explorado em aulas de ciências para disparar debates e problematizar suas relações com a sociedade a tecnologia e o meio ambiente; desafiar os alunos a serem autores de seus próprios cordéis sobre temas científicos; favorecer a transposição do sistema panóptico do controle curricular e abrir caminhos para a inter/transdisciplinaridade; favorecer experiências metacognitivas que possibilitem aos sujeitos aprofundarem e resignificarem os conceitos que construíram acerca da ciência e de como é produzida, bem como questionar suas concepções espontâneas acerca de conceitos e fenômenos naturais. 

Biografia do Autor

Enadieliton dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Aluno do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Alagoas, Campus de Arapiraca. Membro do Grupo de Estudos em Educação, Mídias, tecnologias e Sociedade (GEEMTS).

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

É Licenciado em Física (UFAL/2008), Especialista em Mídias na Educação (UFAL/2010), Mestre (UFAL/2010) e Doutor (UFAL/2016) em Educação. Atualmente é professor da área de "Ensino de Física - Educação a Distância", lotado no Campus de Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas. Atua na Graduação nos Cursos de Licenciatura em Física e Pedagogia e está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFAL. É líder do Grupo de Estudos em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS) e tem experiência com pesquisa em Mídias, Tecnologias, Diversidade Sexual e de Gênero, Educação em Ciências e Formação de Professores.

Wagner José dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Professor efetivo de Biologia da rede Estadual de Ensino do Estado de Alagoas. Graduado do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura - pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Pós graduando (lato sensu) em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Internacional (UNINTER). Estudante de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Têm experiência na área de Biologia Marinha, com foco em invertebrados. Invertebrados Bentônicos de ambientes dulcificas. Na área de ensino tem como foco educação, Mídias, Tecnologia e Sociedade. 

Downloads

Publicado

2019-12-06

Como Citar

Santos, E. dos, Silva, I. P. da, & Santos, W. J. dos. (2019). REFLEXÕES ACERCA DAS POTENCIALIDADES DIDÁTICAS DA LITERATURA DE CORDEL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4976