SENTIDOS DE CURRÍCULO E DE BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DISPUTAS DISCURSIVAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • William de Goes Ribeiro UFF PROPEd - UERJ
  • Simony Valim da Rocha UFF

Palavras-chave:

currículo, BNCC, discurso.

Resumo

Resumo

O objetivo do presente texto é discutir os sentidos de currículo e de Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto de formação inicial de professores. A partir de uma perspectiva pós-fundacional do currículo, procuramos analisar diferentes articulações, bem como os discursos em disputa. Autores como Jacques Derrida, Michel Foucault e Homi Bhabha tem tido relevância na abertura de sentido do currículo. No entanto, vimos que, apesar dos esforços em significar currículo como um processo e luta de sentido, a abordagem essencialista e realista permanece impregnada, dificultando no campo mais amplo da educação um sentido de currículo deslocado de uma concepção limitada a documentos, grade curricular, ementas. Deste modo, remobiliza-se a ilusória dicotomia produção e implementação do currículo, cujos efeitos reiteram o eficientismo e as políticas de responsabilização docente.

Palavras-chave: currículo. BNCC. discurso.

Biografia do Autor

William de Goes Ribeiro, UFF PROPEd - UERJ

Currículo; relações étnico-raciais; formação de professores.

Simony Valim da Rocha, UFF

Formação em História; Formanda em Pedagogia.

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Publicado

2017-11-07

Como Citar

Ribeiro, W. de G., & Rocha, S. V. da. (2017). SENTIDOS DE CURRÍCULO E DE BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DISPUTAS DISCURSIVAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 7(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4098