PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE UM PROCESSO FORMATIVO COM ENFOQUE CTS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

Palavras-chave:

Ciência-Tecnologia-Sociedade. Prática docente. Formação continuada de professores.

Resumo

A formação continuada contribui para a evolução constante do trabalho docente e permite a construção de conhecimentos para transformar as práticas educativas, auxiliando também na superação das dificuldades encontradas em sala de aula.  O objetivo desse estudo foi analisar as percepções dos professores sobre um processo formativo, a partir do enfoque CTS, para a prática docente. O processo formativo, foi realizado com docentes do Ensino Fundamental e Médio, em uma escola da rede pública, de Santa Maria, Rio Grande do Sul (RS), mediado por oficinas pedagógicas, que contemplou o enfoque CTS no contexto escolar. Os dados foram obtidos por meio de um questionário semiestruturado, composto por duas questões, e posteriormente utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo para analisar os dados. Os resultados demonstraram contribuições nas práticas docentes, associadas sobretudo a novas estratégias de ensino, que colaboraram para o desenvolvimento dos educadores, e favoreceram um ensino interdisciplinar e contextualizado. A formação continuada também indicou benefícios como a motivação e interação dos estudantes, assim favorecendo o ensino-aprendizagem. Sendo assim, faz-se como parte indispensável na formação de professores, propostas como o enfoque CTS no contexto escolar, visto que cooperou para o repensar sobre a formação, e beneficiou ações centradas em reflexões sobre a prática pedagógica.

Biografia do Autor

Vanessa Candido, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Ciências Biológicas. Especialista em Educação Ambiental e Conservação da Biodiversidade. Mestranda no PPG em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Karla Mendonça Menezes, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Educação Física. Especialista em Atividade Física e Saúde. Doutoranda no PPG em Educação em Ciências: Química da Vida pela Universidade Federal de Santa Maria. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências.

Carolina Braz Carlan Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

 Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria. Licenciada em Educação Física. Especialista em Treinamento, Musculação e Atividade Física. Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.  

Maria Rosa Chitolina Schetinger, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1996) e pós-doutorado no Albert Einstein College of Medicine/USA (2015). É professora titular da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

Candido, V., Mendonça Menezes, K., Braz Carlan Rodrigues, C., & Chitolina Schetinger, M. R. (2023). PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE UM PROCESSO FORMATIVO COM ENFOQUE CTS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 13(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6600