MULTIPLICIDADE PARA A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ANÁLISE DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA
Palabras clave:
Ensino de física, Formação de professores, Experimentação, Aprendizagem significativa.Resumen
Os resultados de diversas pesquisas, relacionadas a formação inicial de professores e aos cursos de formação, podem ser responsáveis por mudanças significativas que estão ocorrendo no âmbito de políticas públicas, como a adequação dos Planos Pedagógicos de Curso e da matriz curricular dos cursos de licenciatura, por meio das Diretrizes Curriculares. Sobre a formação do professor de Física, a literatura aponta que tal profissional necessita ser capaz de contextualizar o ensino, tendo a abordagem de problemas associadas as atividades de investigação. Assim, esse trabalho buscou investigar como as práticas experimentais são abordadas em um curso de licenciatura em Física no IFRJ. Para tal foram adotadas duas formas de coleta de dados, a primeira a partir da análise das ementas das disciplinas contidas na matriz curricular do curso, que foram analisadas pelo formato de mapas conceituais à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa, servindo assim como organizador de conceitos; e a segunda, por meio da aplicação para docentes de questionário sobre experimentação. Tais questionários foram analisados pela metodologia de Análise Textual Discursiva, com suas respostas categorizadas e interpretadas. Com estas análises identificou-se, tanto nos documentos oficiais do curso como nas respostas dos docentes, um movimento no sentido de se trabalhar a experimentação de forma significativa para o aluno. Contudo, também foi observado pelas respostas de alguns docentes, que estes por mais que entendam o papel da experimentação em um curso de formação, acabavam a utilizando como mero ilustrador de conceitos e/ou comprovação da teoria.
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