DA XÍCARA AO BECKER: PLANTAS MEDICINAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Marilândes de Melo Instituto Federal Catarinense
  • Jonathan Malone Vieira Instituto Federal Catarinense
  • Otoniel Carvalho de Braga Instituto Federal Catarinense

Palavras-chave:

Ensino de Química, Didática, Plantas medicinais

Resumo

As plantas medicinais que possuem cientificamente já determinadas sua eficiência terapêutica, toxicológica e uso seguro, dentre outras questões, foram utilizadas como recurso didático nas aulas de estágio supervisionado durante três semestres no Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Catarinense – Câmpus Araquari. Tendo em vista o potencial dos princípios ativos no ensino de química e aspectos como a utilização no tratamento de doenças, modo de preparo, representação química, nomenclatura e fórmulas; as plantas Boldo-do-Chile (Peumus boldus), Erva-doce (Pimpinella anisum) e Hortelã peluda (Mentha spicata) foram selecionadas e utilizadas como tema gerador de ensino e aprendizagem na abordagem da química orgânica com alunos do terceiro período do curso técnico em informática. A utilização de plantas medicinais como recurso didático para o ensino de Química possibilitou aos alunos uma experiência diferenciada na abordagem de conteúdos desenvolvidos nesta disciplina.

Biografia do Autor

Marilândes de Melo, Instituto Federal Catarinense

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGe) da Universidade Federal de Santa Catarina, com estudo desenvolvido na Linha de Pesquisa Sociologia e História da Educação (2014). Mestre em Educação (2008) e Licenciada em Pedagogia (2005) pela Universidade Federal de Santa Catarina com habilitação em Supervisão Escolar e Séries Iniciais. Desenvolveu pesquisa na Linha: Educação, História e Política. Professora em caráter temporário na Universidade Federal de Santa Catarina e com experiência na Rede Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina. Possui experiência na área de educação específica, com ênfase na Pedagogia Hospitalar (Atendimento Escolar Hospitalar). Temas de interesse: Socialização profissional, Intelectuais e projetos educacionais, Instituições de pesquisa e professores, organização escolar. Membro do Grupo de Pesquisa, Ensino e Formação de educadores em Santa Catarina desde 2003 (GPEFESC). Atualmente participa de estudos sobre o Intelectual Pierre Bourdieu desenvolvidos pelo GPEFESC na Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Grupo de Pesquisa LABORATÓRIO DE PESQUISAS SOCIOLÓGICAS PIERRE BOURDIEU (LAPSB). Atualmente é professora no Instituto Federal Catarinense - Câmpus Araquari e coordenadora do Grupo de Pesquisa Saberes, Fazeres e Discursos da Docência. 

Jonathan Malone Vieira, Instituto Federal Catarinense

Possui curso Técnico em Agropecuária (2009) e curso Técnico em Aquicultura (2010) ambos pelo Instituto Federal Catarinense, atualmente é graduando em Licenciatura em Química também pelo Instituto Federal Catarinense-Campus Araquari.

Otoniel Carvalho de Braga, Instituto Federal Catarinense

Possui graduação em bacharel em química pela Universidade Federal de Santa Catarina(2006), graduação em licenciatura em química pela Universidade Federal de Santa Catarina(2009) e mestrado em Quimica pela Universidade Federal de Santa Catarina(2009). Atualmente é Professor temporário do Instituto Federal Catarinense.

Downloads

Publicado

2016-10-10

Como Citar

de Melo, M., Vieira, J. M., & de Braga, O. C. (2016). DA XÍCARA AO BECKER: PLANTAS MEDICINAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 6(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/3427