DA XÍCARA AO BECKER: PLANTAS MEDICINAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA
Palavras-chave:
Ensino de Química, Didática, Plantas medicinaisResumo
As plantas medicinais que possuem cientificamente já determinadas sua eficiência terapêutica, toxicológica e uso seguro, dentre outras questões, foram utilizadas como recurso didático nas aulas de estágio supervisionado durante três semestres no Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Catarinense – Câmpus Araquari. Tendo em vista o potencial dos princípios ativos no ensino de química e aspectos como a utilização no tratamento de doenças, modo de preparo, representação química, nomenclatura e fórmulas; as plantas Boldo-do-Chile (Peumus boldus), Erva-doce (Pimpinella anisum) e Hortelã peluda (Mentha spicata) foram selecionadas e utilizadas como tema gerador de ensino e aprendizagem na abordagem da química orgânica com alunos do terceiro período do curso técnico em informática. A utilização de plantas medicinais como recurso didático para o ensino de Química possibilitou aos alunos uma experiência diferenciada na abordagem de conteúdos desenvolvidos nesta disciplina.
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