REFLEXÕES SOBRE APRENDER/ENSINAR QUÍMICA: INTERDISCIPLINARIDADE, BIOTECNOLOGIA, AUDIOVISUAL, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS EM SALA DE AULA
Palavras-chave:
ormação docente. Competências socioambientais. Planejamento integrado. Ensino de química.Resumo
Buscando superar alguns dos desafios atuais na formação de professores, apresentamos um percurso formativo com licenciandos em Química, participantes de um projeto interdisciplinar nas Ciências da Natureza em uma Universidade Federal, para apoiar e promover o despertar de competências socioambientais a partir do ensino dessa disciplina/área. Fundamentamos nossas reflexões, praticas de ensino e de educação em Direitos Humanos em Arendt, Candau, Cortina, Fazenda, Kleiman, Lüdke e André, Lenoir, Morin e Santos; e, embasamos o contexto educacional e de ensino em documentos oficiais e norteadores das políticas educacionais, como o Relatório Delors (UNESCO), a LDBEN, os PCNEM e o Curriculo da SEEDUC-RJ. Através da construção de planejamento bimestral integrado, passando pela experiência de concepção e aplicação de estratégia pedagógica, incluindo a construção de material audiovisual sobre a Baía de Guanabara, os licenciandos perceberam a importância da leitura dinâmica e viva e do planejamento no trabalho do professor, aprofundaram seus conhecimentos sobre cadeias e funções orgânicas, apropriaram-se de conhecimentos sobre a Baía de Guanabara e nanobiotecnlogia, entre outros, refletindo sobre como o desenvolvimento científico interfere no modo de vida atual. Da forma como foi planejada e aplicada com os alunos da Educação Básica a estratégia pedagógica desenvolvida os sensibilizou, gerou incomodo e possibilitou reflexões sobre os problemas socioambientais, incentivando a aprender os conteúdos de Química, além de auxiliá-los a fazer conexões com os assuntos trabalhados nas demais aulas das três disciplinas da área. Enfatizamos que esta prática só foi possível graças ao desprendimento do paradigma clássico e à intersubjetividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.