A IMPORTÂNCIA DE KARL POPPER PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

Autores

  • Jessica Akemi Kawano Ribeiro Unespar
  • Shalimar Calegari Zanatta Unespar e UEM
  • Lucila Akiko Nagashima Unespar

Palavras-chave:

Filosofia da Ciência. Popper. Formação de professor.

Resumo

Este artigo discute a importância da filosofia da ciência para seu processo de ensino e aprendizagem. Para tal, utilizamos os referenciais teóricos da epistemologia de Karl Popper, principalmente seu conceito de falseabilidade e a teoria da demarcação para mostrar como ocorre esta correlação. Com este objetivo, apresentamos uma breve discussão sobre a filosofia da ciência, destacando o papel do Círculo de Viena para o desenvolvimento do pensamento científico e as críticas que foram tecidas pelo Popper quanto ao Método Científico, protocolado pelo positivismo lógico. Posteriormente, tratamos de algumas teorias popperianas acerca da ciência e a importância delas para o ensino e aprendizagem das ciências naturais, e a formação desses professores. É enfatizada a necessidade de um novo modelo de ensino de ciências, menos positivista e mais questionador. Assim, apontamos que o racionalismo crítico, conceito de Ciência de Popper, está em consonância com o que se espera de um ensino de Ciências, histórico, contextualizado e crítico.

Biografia do Autor

Jessica Akemi Kawano Ribeiro, Unespar

Licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Auditiva e em Libras pela Faculdade Eficaz. Mestranda em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Shalimar Calegari Zanatta, Unespar e UEM

Graduada em Física, mestrado e doutorado em Física da Matéria Condensada. Docente do programa stricto sensu da Universidade Estadual de Maringá (MNPEF) e também da Universidade Estadual do Paraná/câmpus de Paranavaí (PPIFOR), ambos direcionados à formação de professores.

Lucila Akiko Nagashima, Unespar

Graduada em Ciências e em Química, mestrado e doutorado em Engenharia Química na área de desenvolvimento de processos. Docente do programa stricto sensu: mestrado em Ensino – Formação docente interdisciplinar (PPIFOR) da Universidade Estadual do Paraná, câmpus de Paranavaí

 

Downloads

Publicado

2018-06-15

Como Citar

Ribeiro, J. A. K., Zanatta, S. C., & Nagashima, L. A. (2018). A IMPORTÂNCIA DE KARL POPPER PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 8(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4843