QUÍMICA ACESSÍVEL: EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Deficiência visual. Material didático tátil. Ensino. Inclusão educacional.Resumo
Resumo
A inclusão pedagógica se dá em defesa do direito de todos os estudantes aprenderem juntos, em um mesmo espaço, e a acessibilidade garante as condições de equiparidade dessa aprendizagem. A disciplina de Química utiliza bastante de referências visuais como meio de ensino-aprendizagem se tornando de difícil entendimento para pessoas com algum tipo de deficiência visual. Assim, este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência de ensino à partir da criação de produtos didáticos e da aplicação desses produtos para inclusão de um estudante não-vidente nas aulas de Química do ensino superior. Para tanto, foram construídos materiais didáticos táteis correlacionados com as matérias: modelos atômicos, ligações químicas, geometrias moleculares, moléculas orgânicas e pilha. A metodologia de trabalho teve como principal meta o aprendizado do não-vidente durante as aulas. Os materiais táteis foram confeccionados pelos próprios estudantes da sala de aula contando com a ajuda do não-vidente. Após todos os cuidados prestados para segurança deste, os produtos acabados foram cedidos ao não-vidente no decorrer da aula conforme a matéria ia sendo explanada e, durante as explicações, o mesmo pôde fazer a leitura dos materiais e dúvidas foram surgindo, o que não acontecia antes, pois ele não conseguia assimilar em tempo real a matéria. Além disso, um outro ponto chave foi a inclusão social do discente que notou maior aproximação dos demais estudantes à partir dessa atividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.