OS MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM PANORAMA A PARTIR DOS LIVROS DIDÁTICOS
Palabras clave:
Mapa conceitual. Aprendizagem significativa. Biologia. Livros didáticos.Resumen
Um dos grandes desafios no ensino de biologia é encontrar meios que auxiliem na migração de um ensino memorístico para um ensino significativo. Os mapas conceituais podem ser recursos instrucionais importantes nesse processo, visto que estão embasados na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Considerando que o livro didático é um dos principais recursos utilizados na preparação de aulas, as estratégias de ensino presentes nos mesmos podem influenciar na prática pedagógica dos professores. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi verificar com que frequência os mapas conceituais são contemplados nos livros didáticos de biologia, identificar em quais contextos são aplicados, bem como analisar a estrutura dos mesmos. Adotamos a abordagem metodológica qualitativa. Foram selecionadas três coleções de livros de biologia aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (2012). Verificamos que nenhum dos diagramas presentes nos livros foram denominados pelos autores de mapas conceituais, porém alguns possuem características semelhantes a estes. Apenas uma coleção apresentou um número considerável de diagramas, os quais foram preponderantemente aplicados como quadros sinópticos nos finais dos capítulos. Concluímos que a ausência de conectivos que elucidem as relações entre os conceitos dificultaram a legibilidade de alguns diagramas conceituais apresentados nos livros didáticos.Descargas
Publicado
2019-05-09
Cómo citar
Machado, C. J., da Silva, S. de C. R., Basniak, M. I., & Silveira, R. M. C. F. (2019). OS MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM PANORAMA A PARTIR DOS LIVROS DIDÁTICOS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(1). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4871
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Artigos
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