DOS SABERES DISCIPLINARES AOS SABERES PEDAGÓGICOS: DESAFIOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DE ESTAGIÁRIOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Palavras-chave:
Formação de professores. Saberes docente. Ciências Biológicas.Resumo
Este trabalho apresenta alguns dos desafios de iniciação à docência de estagiários em Ciências Biológicas. O estágio possibilita a inserção do licenciando na sala de aula como professor e neste momento socializa os diferentes saberes docentes no cotidiano escolar. A pesquisa foi realizada com implementação de um questionário online para licenciandos de Ciências Biológicas de cinco instituições do Rio Grande do Sul e totalizou a participação de 32 acadêmicos. Os resultados apontam que os saberes que predominam nos docentes em formação são relativos aos saberes disciplinares e esses carecem à construção de saberes da ação pedagógica (GAUTHIER ,1998). Inúmeros cursos de Ciências Biológicas licenciatura ainda permanecem na sombra do bacharelado com prevalência dos conhecimentos específicos da área biológica sobre os saberes pedagógicos. Esses são alguns dos desafios dos professores de biologia em formação inicial e há muitos outros desafios a serem investigados a fim de contribuir para o Ensino de Ciência com possibilidade de contribuições na formação inicial.Downloads
Publicado
2019-12-16
Como Citar
Marques, K. C. D., Brant de Tolentino Neto, L. C., & Brancher, V. R. (2019). DOS SABERES DISCIPLINARES AOS SABERES PEDAGÓGICOS: DESAFIOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DE ESTAGIÁRIOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5387
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.