DOS SABERES DISCIPLINARES AOS SABERES PEDAGÓGICOS: DESAFIOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DE ESTAGIÁRIOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Keiciane Canabarro Drehmer Marques, Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto, Vantoir Roberto Brancher

Resumo


Este trabalho apresenta alguns dos desafios de iniciação à docência de estagiários em Ciências Biológicas. O estágio possibilita a inserção do licenciando na sala de aula como professor e neste momento socializa os diferentes saberes docentes no cotidiano escolar. A pesquisa foi realizada com implementação de um questionário online para licenciandos de Ciências Biológicas de cinco instituições do Rio Grande do Sul e totalizou a participação de 32 acadêmicos. Os resultados apontam que os saberes que predominam nos docentes em formação são relativos aos saberes disciplinares e esses carecem à construção de saberes da ação pedagógica (GAUTHIER ,1998). Inúmeros cursos de Ciências Biológicas licenciatura ainda permanecem na sombra do bacharelado com prevalência dos conhecimentos específicos da área biológica sobre os saberes pedagógicos. Esses são alguns dos desafios dos professores de biologia em formação inicial e há muitos outros desafios a serem investigados a fim de contribuir para o Ensino de Ciência com possibilidade de contribuições na formação inicial.

Palavras-chave


Formação de professores. Saberes docente. Ciências Biológicas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-2380

 

Indexadores:

Latindex,  Diadorim, Google AcadêmicoSumarios.OrgCapes .periodicos.

 

Anti-plágio