SEQUÊNCIA DIDÁTICA CTS: A LUZ DOS ELEMENTOS TERRAS RARAS
Palavras-chave:
Sequência Didática. Ensino de Química. Elementos Terras Raras.Resumo
A abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) objetiva uma educação para o exercício da cidadania, em que a construção de conhecimento se dá por meio do ensino contextualizado a partir da discussão de temáticas sociais relevantes, contribuindo para formação de cidadãos conscientes e reflexivos perante a tomada de decisões. Os elementos terras raras (TR), apesar de não abordados com detalhes nas aulas de química no Ensino Médio, possuem utilizações cotidianas que fazem parte da vivência dos jovens e adolescentes, principalmente na construção de aparatos eletroeletrônicos, como tablets, computadores, notebooks e celulares. A versatilidade da aplicação dos elementos TR justifica a abordagem deste tema em sala de aula; pensando nisso, uma sequência didática (SD) CTS com o tema “A luz dos elementos terras raras” foi elaborada a partir de uma pesquisa de mestrado desenvolvida com um grupo de 120 alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola pública estadual. A SD está estruturada em seis etapas: (i) discussão diagnóstica; (ii) a imagem da mineração brasileira; (iii) usos, aplicações e implicações dos elementos TR; (iv) pesquisa direcionada; (v) experimento de fluorescência; (vi) descarte de resíduos eletrônicos. Cada etapa viabiliza discussões acerca da preservação ambiental, com destaque para a conscientização sobre consumo e descarte de dispositivos eletroeletrônicos. Consideramos que produtos educacionais contribuem para que professores da educação básica reflitam sobre a relevância do uso de diferentes estratégias de ensino em suas aulas, como também de sua autonomia para aperfeiçoar ou adaptar tais produtos de acordo com sua realidade escolar.
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