APRENDIZAGENS DOCENTES NO DESENVOLVIMENTO DO CICLO INVESTIGATIVO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Estatística, Ciclo Investigativo, Estratégias Pedagógicas, Formação Docente, Narrativas de Formação.

Resumo

Este trabalho analisou aprendizagens de uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental, a partir de sua primeira experiência com o ciclo investigativo para ensinar estatística. Nesse sentido, foi discutida a atividade em que oportuniza aos alunos a vivência com estatística, com desafios de aprendizagem para além dos propostos nos livros didáticos. Reconhece-se a necessidade de o professor ter conhecimento conceitual e pedagógico para viabilizar o trabalho. Portanto, para compor o referencial teórico do texto buscou-se apoio em Cazorla et al (2017), Lopes (2008) Wild e Pfannkuch (1999), para discutir o ensino de estatística nos anos iniciais a partir do Ciclo Investigativo; consideraram-se os documentos oficiais: PCN (BRASIL, 1997) e BNCC (BRASIL, 2017), com suas orientações quanto ao ensino de estatística nos anos iniciais, dentre outras articulações teórico-empíricas. A partir da análise dos registros da professora acerca da atividade realizada, concluiu-se que o Ciclo Investigativo é uma estratégia pedagógica viável, pois propiciou à professora construção de conceitos estatísticos, com novo olhar para a as possibilidades de trabalhá-los em sala de aula; despertou na professora a percepção de diferentes momentos, onde deve assumir o protagonismo e onde deve propiciar que seus alunos o façam, possibilitando o desenvolvimento do seu pensamento estatístico.

Biografia do Autor

Shirley Mesquita Marques, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Professora da rede pública municipal de Fortaleza, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará 2008, especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará 2010, mestranda em educação pela Universidade Federal do Ceará 2020.1.

Marcilia Chagas Barreto, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2002),  Mestra em Estudos Pós Graduados em Supervisão e currículo pela PUC São Paulo (1985 ) e Professora do Programa de Pós - Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará.

Ana Cláudia Gouveia de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE

Doutora em Educação. Professora IFCE Campus Fortaleza

Referências

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Publicado

2025-10-06

Como Citar

Marques, S. M., Barreto, M. C., & de Sousa, A. C. G. (2025). APRENDIZAGENS DOCENTES NO DESENVOLVIMENTO DO CICLO INVESTIGATIVO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 15(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6816