OS SABERES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980: O CASO DO PROJETO LOGOS II

Autores

  • Cristiane Talita Gromann de Gouveia Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus de Vilhena. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza – UNIR/Campus de Rolim de Moura.
  • Sérgio Candido de Gouveia Neto Fundação Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

História da educação. Formação de professores. Educação a Distância.

Resumo

Em 1976 foi implantado em 19 estados da federação um programa de habilitação de professores não-titulados denominado Projeto Logos II. Ele funcionou nos moldes do ensino a distância via sistema modular e seu objetivo era formar professores em nível de 2º Grau (magistério) para atuar nas quatro primeiras séries do 1º Grau sem tirar tais profissionais da sala de aula. A sua grade curricular englobava os conteúdos de 5ª a 8ª série do 1º Grau e o 2º grau (Formação Geral) somada as disciplinas inerentes aos saberes docentes (Formação Especial). Nessa última categoria constava a disciplina de Didática das Ciências Físicas e Biológicas, responsável pela formação do professor-cursista. Mas o que tratava essa disciplina? Qual o papel dela na formação do professor polivalente? Para tentar responder essa questão, o presente artigo tem como objetivo elaborar uma história sobre a disciplina de Didática das Ciências Físicas e Biológicas no Projeto Logos II. As fontes foram os módulos da disciplina em questão, o projeto-piloto do Logos II, o registro do CETEB sobre o Logos II e as legislações educacionais da época. Como referencial teórico-metodológico utilizamos o paradigma indiciário de Ginzburg (1989) e a triangulação de dados de Mathison (1988). Os principais resultados foram que o currículo do Projeto Logos II e, consequentemente, o material didático direcionado para o ensino de ciências não fugiu das prescrições do seu tempo, ou seja, não infringiu a legislação educacional obrigatória ou destoou das concepções de ciências da época.

Biografia do Autor

Cristiane Talita Gromann de Gouveia, Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus de Vilhena. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza – UNIR/Campus de Rolim de Moura.

Doutora em Educação (UNESP – Rio Claro). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza – UNIR/Campus de Rolim de Moura. Professora do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus de Vilhena. Endereço para correspondência: Av. Benno Luiz Graebin, 4941, Bairro Jardim Eldorado, Vilhena, RO, Brasil, CEP: 76987-138. E-mail: [email protected]

Sérgio Candido de Gouveia Neto, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Pós-Doutor em Educação Matemática (UNESP – Rio Claro). Professor efetivo da UNIR/Campus Vilhena e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza – UNIR/Campus de Rolim de Moura. Endereço para correspondência: Av. Benno Luiz Graebin, 4941, Bairro Jardim Eldorado, Vilhena, RO, Brasil, CEP: 76987-

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Publicado

2022-03-27

Como Citar

Gromann de Gouveia, C. T., & Gouveia Neto, S. C. de. (2022). OS SABERES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980: O CASO DO PROJETO LOGOS II. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6098