MAPAS CONCEITUAIS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Graziela Ferreira de Souza Universidade Tecnológica Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0001-5747-3210
  • Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Awdry Feisser Miquelin Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Mapas Conceituais, Ensino de Ciências, Aprendizagem Significativa, Anos Iniciais

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa de mestrado que se orientou para o desenvolvimento de atividades envolvendo o uso de Mapas Conceituais no ensino de ciências para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse estudo destacamos a importância do desenvolvimento de atividades introdutórias sobre Mapas Conceituais, de modo a garantir a eficiência desse instrumento como forma de representação da estrutura cognitiva dos alunos. À luz da Teoria da Aprendizagem Significativa e dos pressupostos sobre Mapas Conceituais, aplicou-se uma sequência de atividades envolvendo mapeamento cognitivo a 30 alunos do 5° ano de uma escola municipal da cidade de Ponta Grossa-PR. Os critérios de análise basearam-se no percurso de aprendizagem visualizado por meio dos mapas conceituais produzidos, bem como nos referenciais para classificação de mapas conceituais propostos por Joseph Novak. A partir da análise dos mapas conceituais produzidos durante a pesquisa pode-se observar evolução no domínio dos aspectos referentes ao mapeamento cognitivo e maior significado dado as construções elaboradas para revelar a aprendizagem. Isso revelou que os mapas conceituais são um recurso facilitador da visualização das estruturas e relações conceituais dos alunos quando são bem elaborados e construídos. Portanto, faz-se necessário introduzir este recurso por meio de atividades de treinamento, para que os mapas possam oferecer suporte às investigações do processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Graziela Ferreira de Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda e mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação Científica e Tecnológica, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e  professora titular do Departamento de Matemática e do Programa de Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Awdry Feisser Miquelin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC e professor do Programa de Pós Graduação em Formação Educacional, Científica e Tecnológica (Câmpus Curitiba) e do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (Câmpus Ponta Grossa)

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Publicado

2018-11-16

Como Citar

Souza, G. F. de, Pinheiro, N. A. M., & Miquelin, A. F. (2018). MAPAS CONCEITUAIS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 8(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4641