UM ESTUDO SOBRE AS AÇÕES DOCENTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFG

Autores

Palavras-chave:

Ação docente. Relação com o saber. Formação de professores de Química

Resumo

Esta pesquisa, desenvolvida numa perspectiva qualitativa, tem como objeto de estudo as ações do professor em sala de aula, levando em consideração os pressupostos teóricos da relação docente com o saber, a ação social e o desenvolvimento profissional do docente. O objetivo central foi o de descrever e analisar as ações docentes em sala de aula de professores que atuavam no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Goiás (IFG), com o propósito de responder à seguinte questão de pesquisa: O que o professor faz, de fato, em sala de aula e quais macrocategorias poderiam descrever suas ações? Os dados foram coletados por meio de gravações em áudio e vídeo de aulas (cada aula com três horas de duração, isto é, quatro horas/aula) de três docentes (codificados por P1, P2 e P3) de disciplinas distintas. De cada um deles selecionamos uma aula para realizarmos a análise, cujos resultados apresentamos neste artigo. Assim, o corpus foi constituído pelas transcrições das três aulas, com um total de doze horas. A metodologia utilizada para a organização e a interpretação dos dados foi pautada nos procedimentos apresentados pela Análise Textual Discursiva (ATD), considerando suas quatro etapas: unitarização, categorização e o metatexto fechando o ciclo de análise, promovendo o processo de auto-organização. As categorias de análise foram compreendidas como macroações, entendidos como momentos mais amplos da aula e, na aula de P1, totalizaram duas: discute e ensina; de P2 foram três: espera, ensina e discute; e de P3 também somaram três: retoma, ensina e demonstra.

  

Biografia do Autor

Ronan Santana dos Santos, Instituto Federal de Goiás - IFG

Possui graduação em Licenciatura em matemática pela Universidade Federal de Goiás (1995). mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2009). Doutorado pela Universidade Estadual de Londrina, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Atualmente é professor de ensino técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, atuando em disciplinas de matemática nos cursos técnicos e superiores    

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Bacharel e Licenciada em Matemática (UEL, 1981-1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (Unesp, 2009). Professora da Universidade Estadual de Londrina de 1982 a 2015. Desde 2015 atua como Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática (PECEM). Desde 2017 atua como Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Educação Matemática e Ensino de Ciências. Orientou (e ainda orienta) diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em Ensino, Educação Matemática e Ensino de Ciências. Supervisionou (e ainda supervisiona) estágios pós-doutoral. Atuou (e ainda atua) em projetos de extensão, ensino e pesquisa como coordenadora e/ou colaboradora. Autora de livros didáticos em Matemática e Ciências para o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Atualmente coordena e colabora com projetos de pesquisa. É líder do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 [http://www.educim.com.br/]. Dedica-se atualmente às seguintes linhas de pesquisa: Análises Qualitativas; Formação de Professores; Educação Informal; Ensino e Aprendizagem de Matemática e Ciências; Metacognição. Foi bolsista Produtividade da Fundação Araucária no período de 2014-2016; bolsista Sênior da Fundação Araucária no período de 2016-2019. Bolsista Produtividade do CNPQ - nível 2 - aprovado no Edital 06/2019.

   

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Bacharel em Física (USP, 1976), Mestre em Ensino de Ciências (USP, 1994) e Doutor em Educação (USP, 2001). Foi professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) de 1978 a 2016. Foi Professor Visitante Sênior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná de 2017 a 2019. Coordenou diversos projetos de pesquisa e extensão financiados pelo CNPq, CAPES, Vitae. Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Ensino de Ciências e Matemática. Orientou diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Cargos exercidos: coordenador do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL (PECEM) de 2002 a 2004; diretor do Museu de Ciência e Tecnologia da UEL de 2009 a 2014; coordenador institucional do projeto PIBID/UEL de 2009 a 2013; Pró-reitor de extensão da UEL de 2014 a 2016. Atualmente é: professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM/UEL); professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (PPGEN/UENP); professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGMAT/UTFPR). É líder do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 (http://educim.com.br/). Linhas de pesquisa atuais: Formação de professores em Ciências e Matemática; Ensino-aprendizagem em Ciências e Matemática; Relação com o saber em sala de aula; Ação docente, ação discente e suas conexões. Bolsista de Produtividade do CNPq - nível 1D. 

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

dos Santos, R. S., Passos, M. M., & Arruda, S. de M. (2023). UM ESTUDO SOBRE AS AÇÕES DOCENTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFG. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 13(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6338