O USO DO JOGO “GENE A GENE” COMO MODELO DIDÁTICO NO ENSINO DE GENÉTICA
Palavras-chave:
Padrões de herança, Doenças genéticas, Jogo pedagógicoResumo
“Gene a gene” é um jogo pedagógico baseado no jogo “Cara a cara” que foi adaptado para auxiliar, de forma dinâmica, na aprendizagem de conteúdos de genética do Ensino Médio. Ao participar desta atividade lúdica espera-se que os alunos revisem os conceitos teóricos envolvidos na transmissão de características genéticas comuns, doenças genéticas e seus respectivos padrões de herança. O objetivo desse jogo é tornar os alunos agentes ativos do processo ensino-aprendizagem, através da troca contínua de informações contidas nas cartas, assim como perguntas e respostas dos jogadores, dessa forma, estabelecendo uma interação entre os adversários. Além disso, a aplicação deste material didático visa estimular o raciocínio lógico envolvendo conceitos como genes, alelos, cromossomos, fenótipo, genótipo, dominante, recessivo, homozigose, heterozigose e padrões de herança. Portanto, a aplicação deste material didático permite que o professor traga estes princípios básicos da Genética de forma contextualizada a realidade dos alunos em uma atividade dinâmica e descontraída.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.